O Senhor da Quinta dos Martírios


Autor:
João Paulo Freire (Mário) [Murgueira, Mafra, 1885 - Lisboa, 1953]

Título: O Senhor da Quinta dos Martírios - novela rústica

Editor: Cândido Nicola - Rua Santa Catarina, 374. Porto.

Ano: 1949

Capa: s/d

Preço: €15,00

DESCRIÇÃO: Capa ligeiramente amarelecida. Miolo limpo. Possui uma assinatura de posse.

 

"Foi educado no Seminário de Santarém, ingressando depois na Escola Militar de Mafra. Mas largou a vida militar pela literatura. O jornalismo atraiu-o singularmente, mantendo-se na brecha até ao fim da sua colaboração no Jornal de Notícias. Entrou em muitas polémicas, pela Monarquia, pela República, tendo aderido a esta depois de defensor acérrimo do velho regime. Foi redactor do Diário Ilustrado (de que também chefiou a redacção), da Nação, da Capital e do Diário de Notícias. Trabalhou ainda nos jornais Campo de Ourique, de Aljustrel, Distrito de Beja, Diário da Noite.

Foi mobilizado em 1917, seguindo para França e atingindo o posto de segundo-sargento. Esteve preso por incluir Oliveira Salazar entre os portugueses com ascendência judaica: foi arrancada a folha do volume e impressa outra sem essa referência e só assim circulou Os Judeus e os Protocolos dos Sábios de Sião.

Polígrafo, ulisipógrafo ilustre, foi um trabalhador infatigável, e na sua extensíssima bibliografia nem sequer faltam as incursões poética, novelística e teatral. Assinava os seus livros com o nome seguido do pseudónimo Mário."

in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. III, Lisboa, 1994

Mensagens populares deste blogue

A Mocidade de D. João V - 2 volumes

Hespanha e Portugal e suas affinidades

Visão dos Tempos